quinta-feira, 14 de julho de 2016

HIPÓCRATES - O PAI DA MEDICINA

Hipócrates viveu na época de 460 anos antes de Cristo, estima-se que morreu com 107 anos, e mesmo na idade avançada usufruía de boa saúde.  
Hipócrates não só era um ótimo médico, mas também um grande filósofo, e entre algumas de suas frases mais famosas está: "A natureza é o que cura". Com esse princípio dizia que era preciso deixar a natureza atuar em nosso corpo, pois só ela poderia restabelecer a saúde. Também mencionava que a ação do organismo deveria limitar-se a excluir os obstáculos que se opõem ao triunfo definitivo de recuperar a saúde (toxinas). 

Outra frase famosa foi: "Não há enfermidades, mas sim, enfermos". 
Essa frase hipocrática é uma das bases da Naturopatia, como temos mencionado e sendo o cerne do nosso trabalho, ou seja, devemos tratar o enfermo e não as enfermidades. Por exemplo, o tumor cancerígeno é a enfermidade, simplesmente o sintoma que forma-se para avisar que necessitamos alcalinizar o organismo, nutri-lo de tal forma que seja naturalmente eliminado. Para que seja bem entendido observem um Iciberg, 10% do seu tamanho pode ser visto por nós, pois está acima das águas, mas 90% está abaixo, não vemos. A Naturopatia cuida do enfermo, do terreno biológico, dos 90%, apenas fortalecendo, alcalinizando, sem tentar agredir ou impedir que ele próprio se cure, apenas criando as condições suficientes e deixar que a natureza divina faça o seu trabalho com excelência. 
 Mas sem dúvida, a frase mais conhecida é: "Que seu alimento seja o seu remédio e seu remédio seja o seu alimento". Então observando essas frases não há muito o que explicar, está bem entendido.